Assembleia Legislativa concede Medalha do Mérito Legislativo ao escritor jaruense Elias Gonçalves 


A Assembleia Legislativa (ALE/RO), aprovou no dia 19 de abril de 2022, o Projeto de Decreto Legislativo nº 752, onde o parlamento estadual rondoniense concede uma Medalha do Mérito Legislativo ao escritor jaruense Elias Gonçalves pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia. 

A honraria ao escritor de Jaru é uma iniciativa da deputada estadual Cássia Gomes dos Santos (Podemos). A parlamentar jaruense, que é conhecida popularmente como Cássia Muleta, conhece o trabalho produzido por Elias Gonçalves dentro do campo histórico regional, e, por esta razão, decidiu articular junto aos demais colegas de parlamento uma homenagem ao historiador do interior do Estado.

Ao justificar a homenagem, Cássia Muleta ressaltou que Elias Gonçalves se destaca pela produção literária e artística, o que na visão da deputada, engradece a produção cultural do Estado de Rondônia, em especial da região de Jaru, onde o escritor vive. Outro ponto enaltecido foi a difusão da cultura e do saber no que se refere ao desenvolvimento de Jaru e Região.

A deputada Cássia Gomes dos Santos concluiu a sua propositura dizendo ser com enorme satisfação que estava propondo a homenagem ao historiador Elias Gonçalves. Em seguida, solicitou aos demais parlamentares que aprovassem a medida, sendo prontamente atendida pelos legisladores estaduais.

A Assessoria da deputada Cássia Muleta informou que a Medalha do Mérito Legislativo será entregue de forma presencial ao escritor Elias Gonçalves em data a ser divulgada pela Assembleia Legislativa. Todavia, conforme informado, o poder legislativo já está providenciando todos os trâmites necessários para que a solenidade aconteça o quanto antes.

Assim que tomou conhecimento da homenagem aprovada pelos parlamentares estaduais após iniciativa da deputada Cássia Muleta, o escritor felicitou a representante da sociedade na Assembleia Legislativa e estendeu os cumprimentos a todos os deputados estaduais que entenderam a proposta e, com isso, possibilitaram a honraria a um dos expoentes na produção escrita da história regional. 

O escritor Elias Gonçalves produziu até o momento quatro livros. “A História da Pedagogia D”, o primeiro deles, foi lançado em 2007. Em 2013 veio “Vivendo Nossa História” e no ano de 2019 foi lançado “Um Tratado Sobre a Música, a Literatura e a Comunicação Jaruense”. Já no ano de 2020, Elias Gonçalves produziu o seu primeiro livro de poesias e o lançou pela editora Biblioteca 24 Horas. A obra recebeu o título “Encanto Literário” e contou com 55 poemas, sendo 51 deles em rima única.

Agora, voltando ao caminho que o consagrou, Elias Gonçalves lançará no dia 15 de junho de 2022 “A Biografia dos Distritos de Jaru”, obra que os atuais distritos – Bom Jesus, Santa Cruz da Serra e Tarilândia – e o subdistrito de Jaruaru assumem o protagonismo que sempre tiveram, mas que, até então não havia sido registrado. A obra traz ainda um olhar histórico sobre os então Nuares – Theobroma, Colina Verde e Pedra Branca (hoje Governador Jorge Teixeira) – e o Povoado Capitão Silvio (Vale do Anari). Além disso, o livro apresentará a história dos símbolos municipais – Brasão, Bandeira e Hino – de Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari, o que representa 7,69% do Estado de Rondônia. 

Confira no link a homenagem feita pela Assembleia Legislativa: https://sapl.al.ro.leg.br/materia/28595.



Fonte: Assessoria / Elias Gonçalves